quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Um trecho e depois uma breve história:

"DORMIR

O inspetor Maigret tem uma frase assim: "pour agacer le plaisir de dormir", para aguçar o prazer de dormir. Pois inventei uma coisa muito boa nesse sentido: quando enfim deitada, depois de um dia difícil, penso: e se agora eu tivesse que ir a Bonsucesso para comprar um remédio? Aí estremeço de prazer de estar na cama. Ou penso: e se a campainha tocasse e fosse uma dessas visitas gordas em palavras, e me obrigasse a me vestir toda e a ouvir, a ouvir? Então, diante disso, a cama fica preciosa, eu me encolho toda e agucei - como traduzir agacer - o prazer de ter uma cama."

p 133, A descoberta do mundo, Clarice.

a minha história:

Primeira parte:
fazendo hora na rodoviária hoje, fiquei folheando livros da clarice, agrupando-os juntos (estava tudo solto, pecado, pensei), e avistei "a descoberta do mundo". são crônicas dela para o jornal do brasil entre 1967 e 1973. escolhi uma pelo nome, "Xico Buark me visita". pois, o Chico a visitou a convite dela. li, cheirei a página. li mais um sobre os filhos e, tic-tac, relógio. pelo tamanho do livro, 478 páginas, uau (pra mim), imaginei salgado o preço. a maquininha,fez "pru" e revelou: quase 60 pilas. desisti. ontem mesmo comprei três dela: de entrevista e mais dois para presente.

Segunda parte:
chegando a cabo frio fui encontrar a família na feira do livro que está rolando na praça porto rocha. "olha aline, aqui tem muitos da clarice". sim, e um único exemplar da "descoberta" por... 25 reais!!! não sabia que tão cedo teria esse livro em mãos. a gente sente quando precisa ler um livro, né? compartilhei esse texto do dormir porque era o menor de todos que já marquei. sobre madrugadas de insônia também. sugiro "enquanto vocês dormem" e "insônia feliz e infeliz". além disso, estou lendo seus (dela) encontros, cronologicamente, com o chico buarque, que ela diz admirar pela candura. diz ela também ser assim apesar de não parecer. e uma admiradora de ambos disse vê-los como seres de candura. clarice disse que, pois, a menina "é mil vezes mais cândida que nós". 

link da minha foto com clara e clarices

identifico-me, deleito-me, encho o peito e sugiro leitura em muitas doses para enchê-los de candura a todos.

bons sonhos.
em peixes.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

sobre a língua portuguesa

"Sou muito fã de Renato Russo, por mais cafona que isso possa parecer. Para mim ele é antes de tudo. Ainda mais porque ele era um compositor da língua portuguesa. Posso amar Beatles, posso amar P. J. Harvey, mas a língua portuguesa é muito forte para mim. Eu sempre vou chorar em português, sempre vou gozar em português..."

Letícia Noaves, poeta-compositora e cantora, para Banda Desenhada

chove em santa. amém.

vista da janela: 
a chuva fina 
iluminada pela luz amarela do poste
entre árvores 
e a buzina do moço do carrinho de doces. 
agora sinto o cheiro dela.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

sonhos vespertinos são sempre esquisitos e os mais difíceis de sair

bel ao ver a foto disse: tinha acabado de acordar,né? pois.
Eu estava em Cabo Frio. Tomava uma cerveja com Jonas num bar, ele fumava. Tinham dois garotos de vibe estranha me olhando, meio que paquerando. Não gostei dos olhares. Chamei Jonas para irmos embora, ele continuou lá. Eu fiz cena e fui andando. Ele demorou para vir atrás. Eu corri ao dobrar a esquina. Aí, vi que ele me procurava e tentei ligar. Mas a TIM dizia: "para fazer essa chamada você deve digitar...". Eu tentava ligar enquanto entrava numa loja para me esconder de pessoas com fantasias de terror e bate-bola. Aí percebi que era halloween. Achei estranho pela época do ano. Eu e um menininho estávamos com medo. Sai da loja e peguei a primeira van que vi, já estava perto de casa, no Canal. Ainda tentava ligar pro Jonas quando vi que já passava de casa, atravessávamos já a estrada do Peró. Gritei "Paaaara moço, passei do ponto, vou descer aqui!". Ele xingou qualquer coisa e fez uma curva brusca para voltar. Eu gritei "bem feito!", e a van rumou para a água, mas ele conseguiu que, deslizando pela superfície, voltassemos para a pista. Durante esse rápido susto eu lembrei que haviam duas criancinhas gêmeas no banco da frente e gritei. Um passageiro me repudiou: "viu o seu 'bem feito'??!!!" Eu, assustada, só respondi: "Imagina, jamais desejei isso!". Desci. Andava rápido para casa. Estavam arrumando a encenação da Paixão de Cristo. Achei estranho tantas festividades juntas. Apareceu um garoto de uns 11 anos brincando com cara de malvadinho, com uma espada de pirata (de brinquedo) pra cima de mim. Fui logo falando "Eu te conheço,né...", então ele lembrou (dum mercado,acho) e ficou com uma cara mais amigável, mas foi seguindo-me até o portão de casa. Abri com medo de ter acontecido algo pois todos viajavam e faziam dois dias que eu tava fora. Vi a janela aberta. "Pai...?". Sim, era ele. Respirei aliviada enquanto o menino botava a cabeça no portão para olhar o interior da casa. Depois eu sorri, disse qualquer coisa e ele foi embora. A casa não era a de hoje em dia, era a casa antiga, sem garagem, de um só andar, com a janela dando para o corredor da travessia. Era a casa da infância.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

coruja

passava 12 horas do dia
amolecida
do calor intenso.
para na madrugada
ser invadida
pelo frescor
de palavras
e ideias.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

o amor em mensagens de celular


Ainda revirando a pasta "Rascunho" de email, achei essas sms´s que não sei se são de 2006 ou 2007.
Não importa. Sei quem as escreveu. O jeito "sou doce mas não quero que saibam" é inimitável.
Tenho pena de apagar mensagens do celular.
Pelo visto, sempre tive.
Sinto como se estivesse apagando provas.
Do que?
De vida.

Eis o amor:


"06/01--15:43 se digo que não sinto sua falta dizes:mentira. se digo que sinto dizes:é mesmo? mulheres. hahahahahaa! que pena vou dormir so!
  
09/01--16:26 poly me ligou me chamando para a orgia.rs ela esta querendo me desvirtuar mas estou firme sem voce nao tem graça! da ate pra se apaixonar ne? hahaha estou te esperando meu... 
 
16/01--12:16 e ai, como foi a noite? acho que vou amanha, queres ir comigo? estavas linda ontem, nao havia uma chica na festa que estivesse a sua altura... estavas... maravilhosa. nao esqueca da msg e me de um toque ao receber esta.   
 
30/01--10:53 acorda amor! vens ou nao? quero saber! sonhei contigo acordei abraçando o travesseiro. de-me um toque ao receberes esta! me ligue!
 
04/02--03:14 meu bem...acorda amor! como estas? faltou voce! meu mundo ficaria completo! ilarie ilarie ooo meu bem meu mau. ainda bem...mi
 
06/02--09:34 acorda amor! e ai como estas? sonhei contigo! quando viras? ta com saudades ne! hahahahaha mi carino me de um toq ao receber!
 
06/02--13:07 o samba foi bom mas com voce seria melhor! e claro que quero lhe ver! e qualquer coisa que eu faça com voce tera outro sabor! 
 
06/02--13:17 voce e luz! hahaha agora e serio. voce me faz sonhar quero com voce ficar remiquei! mar sob ceu cidade... mundo meu cancao que eu compus... sou mais eu porque sou voce minha mulher meu amor meu lugar antes de voce chegar era tudo saudade...boba!

Diário de Bordo - Fórum Social Mundial 2010

Sou uma desorganizada organizada, vai entender.
Limpando a caixa de email achei tal "diário de bordo" na pasta de rascunho.
Nem lembrava que isso existia.
Que bom que eu sempre busco escrever para criar memória.
Para não esquecer. Para nooossa alegria.
Lembro que havia no camping uma área comunitária com internet.
Às vezes havia fila.
Talvez por isso eu tenha desistido no meio da escrita.
Mas fiquei feliz de reler e lembrar.
Faltou a conversa com a Heloísa Buarque de Holanda, os banhos noturnos nus, a alegria de cantar junto e a decepção da cantora querendo ser o que não se pode (mutantes / rita lee).
Faltou muito.
Mas faltaria tudo.
Um pouco está aqui:




"SEGUNDA 25/01

chegamos 4h da madruga boladona. pouco frio.
bolsinha do encontro não tem bloco mas tem caneca preta linda, camisinhas c embalagem bacana do governo e sabonete ecológico!
divido barraca com carol e os vizinhos mara dai e rey!

a noite é fresca mas de dia é um calor da porra!
café da manhã na madruga e primeiro nascer nascer do sol
descobrimos um "balneário" delícia aqui perto. balneário aqui na roça de novo hamburgo é sítio com piscina rs tinha tirolesa (z?) tb! sítio do caranguejo selvagem!
fiquei com marca do vestido! aff mesmo c protetor meu rosto ficou quente a noite toda.

de tardinha seguimos pra porto alegre. ônibus do fórum até a estação de trem de são leopoldo. de lá, parar na ultima estação de porto alegre.
uh lala
1h30 mais ou menos no total.

na estação, coca-cola 1,75!! isso pq ela disse q era 1,50!!

pegamos a marcha de abertura pela metade. percurso loongo em torno do rio gauíba (?)
muito batuque, gritos de guerra e cerveja.
a aldeia da paz fez uma roda bonita de abraços perto da beira.
ficamos direto pro show.
teatro mágico nem é muito minha praia mas foi lindo. aquele tecido comove mesmo, fácil!
esperei pelo show do D2 mas ja estava cansada. o povo q tava junto tava chato d+
as pessoas daqui parecem q nao sabem pedir licença...
pegamos o ultimo trem 2h. depois bus... só fomos dormir as 4h. sono pesado! até ser acordada pela chuva q entrava na barraca! molharam coisas... carol arranjou uns sacos pretos de lixo e improvisamos uma lona. amanha a tarefa é comprar uma!! a chuva parou e fomos dormir. acordei de um sonho lindo com clarissa (e lady!) toda empapada de...suor! ê calor da porra!!!


TERÇA 26/01

fiquei conversando com carol... capital é tudo igual?
o centro a noite de poa nos lembrou belem, salvador, rio... até jf!
aqui nao tem catador de latinha! mas tb nao se ve muito lixo pelo chão...nem latas... nossa teoria é q há uma reciclagem interna nesse povo...só pode ser!
engraçado a questão de beleza... ontem fui comprar uma coca c um menininho gracinha!

hj arroz carrrrreteiiiro no roots. 4 conto,comida até!
 - tem salada!
 - o q  vem?
 - alface!
não tem guaravita,vai coca!

internet gratuita enquanto carrega o celular!
hj em canoas vai ter show de mutantes e nação zumbi!!


QUARTA 27/01


QUINTA 28/01


SEXTA 29/01"

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

nossa tribo "só com coragem e coração"

Pois que sempre me pego ou pegam (obrigam) a (re)pensar sobre isso, PRO-FIS-SÃO.
Família então...
E eis que surge um texto para acalmar os corações.
Dedico a todos os amigos e admirados artistas:

" Os artistas são as pessoas mais motivadas e corajosas sobre a face da terra. Lidam com mais rejeição num ano do que a maioria das pessoas encara durante toda uma vida. Todos os dias, artistas enfrentam o desafio financeiro de viver um estilo de vida independente, o desrespeito de pessoas que acham que eles deviam ter um emprego a sério e o seu próprio medo de nunca mais ter trabalho. Todos os dias, têm de ignorar a possibilidade de que a visão à qual têm dedicado suas vidas seja apenas um sonho. Com cada obra ou papel, empurram os seus limites, emocionais e físicos, arriscando a crítica e o julgamento, muitos deles a ver outras pessoas da sua idade a alcançar os marcos previsíveis da vida normal - o carro, a família, a casa, o pé-de-meia. Por quê? Porque os artistas estão dispostos a dar a sua vida inteira por um momento - para que aquele verso, aquele riso, aquele gesto, agite a alma do público. Artistas são seres que provaram o néctar da vida naquele momento de cristal quando derramaram o seu espírito criativo e tocaram no coração do outro. Nesse instante, eles estão mais próximos da magia, de Deus e da perfeição do que qualquer um poderia estar. E nos seus corações, sabem que dedicar-se a esse momento vale mil vidas " 

David Acke

domingo, 17 de fevereiro de 2013

túnel miranda do tempo

irmã, vó, prima e eu (em cima, em cima, tipo naldo)
vovó amou recriar a foto (que tava na estante dela).
passou batom e tudo.
júlia também.
eu fiquei troncha. mas era difícil caber ainda no sofá.
amo memória, amo foto.
façam o mesmo. é divertido.
e visitem seus avós.
uma tia de coração que está com a mãe velhinha disse:
"visita de neto faz milagre, é melhor que visita de filho. sério"
minha tia concordou:
"depois que vocês almoçaram com sua avó eu liguei e perguntei - como a senhora está? e incrivelmente ela disse - estou muito bem!"
tem vó que sempre reclama de dor.
quer carinho.
eu agora, só tenho essa por perto.
apesar de vovó galego, é nelina o nome dela.
quase um anagrama para o meu,
que homenageou a avó paterna, maria aline.
sinto que carrego então um pouquinho de cada avó.